Home / Notícia / Investigação confirma: Dilma usou e-mail secreto para alertar Santana e Mônica sobre risco de prisão

Investigação confirma: Dilma usou e-mail secreto para alertar Santana e Mônica sobre risco de prisão

Desde o mês de maio, quando saiu a delação de Mônica Moura e João Santana, ficou claro para o Brasil que Dilma Rousseff era bem mais do que um mero fantoche de Lula no Planalto. Ela, enquanto presidia o país, talvez tenha sido até mais ardilosa do que seu mentor.

Uma das acusações feitas pelo casal de delatores, em especial pela marqueteira Mônica Moura, é que Dilma usava contas falsas de e-mail para se comunicar com ela e assim passar informações sobre os avanços da Lava-Jato. O esquema, aliás, era relativamente sofisticado.

De acordo com o relato da própria Mônica e com a confirmação da perícia, foram criadas três contas de e-mail para qual tanto a marqueteira quanto a presidente tinham acesso. Em vez de enviar e-mails uma para a outra, elas escreviam as mensagens nos rascunhos e depois deletavam, tornando muito mais difícil o rastreamento.

Uma das mensagens, datada de dezembro de 2015, dizia: “O seu grande amigo está muito doente. Os médicos consideram que o risco é máximo. O pior é que a esposa, que sempre tratou dele, agora está com câncer e com o mesmo risco. Os médicos acompanham os dois dia e noite”.

Tratava-se de uma clara referência ao avanço das investigações contra o casal.

O ex-procurador Rodrigo Janot estava de posse dessas informações há alguns meses, mas só apresentou denúncia contra Dilma no final de seu mandato na PGR. Outra das denúncias feitas contra ex-presidente diz respeito ao episódio da tentativa de nomeação de Lula para o cargo de Ministro-chefe da Casa Civil, em março do ano passado. Segundo o próprio Janot, conforme a denúncia, Dilma teria nomeado Lula com o intuito de protegê-lo.

Claro que Janot sempre soube disso, uma vez que a gravação entre Lula e Dilma que comprova a intenção do crime veio a tona já naquela mesma ocasião. Contudo, ele escolheu denunciar petistas apenas quando estava com os dias contados para sair da PGR.

Sobre RedatorJornalivre

Leia também

Acredite se quiser: agora Dilma diz que não quebrou a Petrobras

Dilma Rousseff negou que tenha quebrado a Petrobras. Ela disse, segundo a Folha de S. …

3 comentários

  1. O LULA FUNDOU O PT E A DILMA AFUNDOU-OS.
    Com certeza ela deve concorrer para deputada federal em 2018, com a imunidade parlamentar ficar livre de ir presa.
    Isto vai acontecer com a Gleise, Lindberg e outros que não terão chances de voltar para o senado.
    BOLSONARO PRESIDENTE EM 2018, O TERROR DOS COMUNAS!!!

  2. Quer dizer que Dilmão fala que quer “estocar ventos” só pra nos enganar né?
    Ela sempre foi espertinha e se passando por Burra. É uma safadinha esperta.

    • João Bertoncini

      Não, ela é BURRA MESMO. Primeiro que isso foi ideia da Mônica Moura, não da Dilma. Depois que ela ao invés de usar e-mail num celular de algum segurança, como fazia Lula, acessou do terminal do gabinete dela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *