Home / Notícia / Investigação confirma: Dilma usou e-mail secreto para alertar Santana e Mônica sobre risco de prisão

Investigação confirma: Dilma usou e-mail secreto para alertar Santana e Mônica sobre risco de prisão

Desde o mês de maio, quando saiu a delação de Mônica Moura e João Santana, ficou claro para o Brasil que Dilma Rousseff era bem mais do que um mero fantoche de Lula no Planalto. Ela, enquanto presidia o país, talvez tenha sido até mais ardilosa do que seu mentor.

Uma das acusações feitas pelo casal de delatores, em especial pela marqueteira Mônica Moura, é que Dilma usava contas falsas de e-mail para se comunicar com ela e assim passar informações sobre os avanços da Lava-Jato. O esquema, aliás, era relativamente sofisticado.

De acordo com o relato da própria Mônica e com a confirmação da perícia, foram criadas três contas de e-mail para qual tanto a marqueteira quanto a presidente tinham acesso. Em vez de enviar e-mails uma para a outra, elas escreviam as mensagens nos rascunhos e depois deletavam, tornando muito mais difícil o rastreamento.

Uma das mensagens, datada de dezembro de 2015, dizia: “O seu grande amigo está muito doente. Os médicos consideram que o risco é máximo. O pior é que a esposa, que sempre tratou dele, agora está com câncer e com o mesmo risco. Os médicos acompanham os dois dia e noite”.

Tratava-se de uma clara referência ao avanço das investigações contra o casal.

O ex-procurador Rodrigo Janot estava de posse dessas informações há alguns meses, mas só apresentou denúncia contra Dilma no final de seu mandato na PGR. Outra das denúncias feitas contra ex-presidente diz respeito ao episódio da tentativa de nomeação de Lula para o cargo de Ministro-chefe da Casa Civil, em março do ano passado. Segundo o próprio Janot, conforme a denúncia, Dilma teria nomeado Lula com o intuito de protegê-lo.

Claro que Janot sempre soube disso, uma vez que a gravação entre Lula e Dilma que comprova a intenção do crime veio a tona já naquela mesma ocasião. Contudo, ele escolheu denunciar petistas apenas quando estava com os dias contados para sair da PGR.

Sobre RedatorJornalivre

Leia também

PT quer fazer “controle social” do Judiciário

Fernando Haddad segue sua jornada de entrevistas como dublê de coordenador de programa de governo …

3 comentários

  1. O LULA FUNDOU O PT E A DILMA AFUNDOU-OS.
    Com certeza ela deve concorrer para deputada federal em 2018, com a imunidade parlamentar ficar livre de ir presa.
    Isto vai acontecer com a Gleise, Lindberg e outros que não terão chances de voltar para o senado.
    BOLSONARO PRESIDENTE EM 2018, O TERROR DOS COMUNAS!!!

  2. Quer dizer que Dilmão fala que quer “estocar ventos” só pra nos enganar né?
    Ela sempre foi espertinha e se passando por Burra. É uma safadinha esperta.

    • João Bertoncini

      Não, ela é BURRA MESMO. Primeiro que isso foi ideia da Mônica Moura, não da Dilma. Depois que ela ao invés de usar e-mail num celular de algum segurança, como fazia Lula, acessou do terminal do gabinete dela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *