Home / Notícia / Nota / Doria é o "melhor cenário" contra Lula para investidores em 2018, analisa consultoria

Doria é o "melhor cenário" contra Lula para investidores em 2018, analisa consultoria

A Eurasia, grupo de consultoria política, fez um relatório em que procura traçar panoramas sobre as eleições de 2018, a consultoria de risco político alerta os investidores que um cenário base é o de que um candidato pró-reformista com credencial “anti-establishemnt” surja e vê o prefeito de São Paulo, João Doria, como esse nome atualmente. A consultoria ainda traçou três cenários para as eleições e qual seria o melhor para as reformas econômicas. O pior cenário seria Alckmin concorrer e o prefeito de São Paulo ficar de fora, enquanto o melhor cenário para o mercado seria Doria concorrer pelo PSDB e Lula disputar pelo PT. As informações abaixo são do Infomoney. Confira os três cenários descritos:

  1. I. O pior cenário para investidores: Alckmin concorre e Doria fica fora 
    O cenário mais arriscado para investidores e para as reformas é aquele em que Alckmin ganha a batalha dentro do PSDB e Doria fica de fora da corrida. “Não pensamos que isso seja provável, mas é uma possibilidade significativa”, apontam os analistas. Segundo eles, enquanto Alckmin possa ser o vencedor das eleições, o caminho para ele seria difícil. Os consultores apontam que Alckmin é um político experiente, mas é do estabilishment por excelência – e os seus números nas pesquisas mostram que é exatamente isso o que os eleitores estão rejeitando.

Neste cenário, outros candidatos ganhariam forças, com nomes que vão desde Jair Bolsonaro a Ciro Gomes até Lula. “Não haveria um claro candidato anti-reformas bem posicionado para ganhar. Essa seria então uma eleição com muitos candidatos, cada um deles com sérios passivos eleitorais. Esta seria uma eleição mais difícil de fazer previsões”, apontam os analistas políticos.

2. Melhor cenário para reformas: Doria concorrendo com Lula
O melhor cenário para as reformas  seria uma combinação de Doria concorrendo pelo PSDB e, paradoxalmente, Lula podendo também concorrer. Com Lula na corrida, o potencial de novos nomes subirem e disputarem um segundo turno diminuem.

“Em todos esses cenários, há uma chance de um novo nome ser catapultado pela ira do eleitor. Mas, se Lula estiver concorrendo, é mais provável que haja um segundo turno entre Lula e Doria, no qual seria muito provável que o tucano ganhasse”, apontam. Já se Lula não concorrer e Doria for o indicado tucano, o prefeito ainda teria uma vantagem, mas o campo estaria um pouco mais aberto para outros candidatos anti-establishment e sem uma pauta clara reformista, como o caso do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa.

Sobre RedatorJornalivre

Leia também

Piração: UnB terá aula de “felicidade”

A Universidade de Brasília vai oferecer no próximo semestre uma disciplina sobre felicidade, focada em …

19 comentários

  1. Bolsonaro2018 nãoa dianta inventar moda. MBL apoiando esquerda?

  2. O Doriabnada mais é que uma cartada de desespero do PSDB (Que também é comunista) para real mudança é Jair Miro Bolsonaro em 2018 o resto é papo furado.

  3. Entre Lula e Doria meu voto é nulo.

    Não voto em nenhum tipo de Esquerda, e ninguém vai me provar que Doria é Conservador.

  4. Kkk uma piada para dormir fez! Bolsonaro líder em pesquisa e podemos ver isso onde ele vai e os caras citam outros. Kkl

  5. Kkkkk não vito em comunista desfarsado de mauricinho, Auí é Bolsonaro presidente!

  6. Bolsonaro presidente

  7. Iran Lobato de Andrade

    Acho que essa tal de “Eufrasia” esqueceu de analisar o perfil atual do eleitor. Só se o eleitor de 2018 for tão desmemoriado e não levar em conta os escalabros desses políticos citados. Acorda “Eufrásia” ! Os eleitores estão atentos.

  8. Eliana marques de castro

    BOLSONARO O ÚNICO NOME Q EXISTE P 2018 SER DESCENTE!!!

  9. Bolsonaro tem hoje, 28% da preferência do eleitorado, e vocês preferem falar de 2 que não são nem candidatos?O nome do jornal é Jornal Livre, ou jornal mentiroso?

  10. Kkkkk…..um esforço muito grande os senhores estão fazendo para citar o nome do mais provável vencedor do próximo pleito!Colocam Lula no cenário, que nem poderá participar, mesmo que não tenha saído sua condenação na 2a instância, e nada falam do atual líder nas pesquisas, Jair Bolsonaro!Coloquem as barbas de molho senhores, pois esse será o escolhido para colocar nosso país novamente Entre os grandes!

  11. Posso estar enganado, mas acho que o PSDB vai de Alckmin. Existe uma ala “PT” dentro do partido que sempre apóia pautas comunistas e que não se importa de perder para o PT. O próprio Doria teve que enfrentá-los para ser candidato para prefeito.

  12. Que contra LULA ! Parem de incentivar esse BOSTA , que se Deus quiser vai estar preso …Vocês da Mídia com essas conversas , só estão incentivando essa Campanha antecipada, que é contra a Lei .
    Esse QUADRILHEIRO o que merece , é já estar atras das grades em Curitiba .!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *