Home / Notícia / Partidos mexicanos são pressionados a devolverem fundo partidário para pagar danos causados pelo terremoto

Partidos mexicanos são pressionados a devolverem fundo partidário para pagar danos causados pelo terremoto

Em menos de 24 horas uma petição iniciada por um cidadão do México atingiu mais de 1,4 milhão de assinaturas. Trata-se do pedido encaminhado ao Instituto Nacional Eleitoral (INE), para que partidos políticos devolvam o dinheiro do fundo partidário – que é público – às vítimas dos terremotos que abalaram o país nos últimos dias.

“Não é justo alocar tanto de nossos impostos para os partidos políticos se milhares de mexicanos sofrem com essa enorme tragédia. Todos devemos apoiar”, disse a proposta, aprsentada após o terremoto de 7,1 graus que na última terça-feira afligiu a Cidade do México e outros estados do centro, deixando uma série de danos materiais e feridos graves.

Houve certa pressão popular e, depois disso, todos os partidos dizem que estão dispostos a conceder algumas das prerrogativas atribuídas pelo Instituto Nacional Eleitoral (INE), para que possam ser usadas para atender a emergência causada por terremotos.

Depois que milhões de cidadãos exigiram a devolução do financiamento público de campanha, os líderes de todas as forças políticas nacionais concordaram em dar esse passo e até se comprometeram a agir imediatamente.

Sobre RedatorJornalivre

Leia também

Propina da Odebrecht para Dilma teve aval de Lula, diz delação

O Refis da Crise, segundo Marcelo Odebrecht, rendeu 50 milhões de reais em propinas para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *