Home / Opinião / Coluna / PT não cumpriu a promessa de criar caos social se Lula fosse preso, e agora a tendência é que partido murche

PT não cumpriu a promessa de criar caos social se Lula fosse preso, e agora a tendência é que partido murche

por Roger Scar

Os petistas vinham há mais de ano blefando com ameaças de promover uma onda de caos se o ex-presidente Lula viesse a ser preso. É verdade que até conseguiram causar um pouco de tumulto, mas não passou disso.

De modo geral, mesmo com a paciência inesgotável e até mesmo exagerada da Polícia Federal durante o fim de semana, os militantes do partido não conseguiram causar grande incômodo, e também é verdade que se a polícia realmente quisesse – e ela poderia – ter tirado Lula de dentro do Sindicato dos Metalúrgicos na base da força, não teria sido difícil. Foi mais uma questão de escolha para evitar transtornos do que propriamente por incapacidade.

Apesar do que dizem alguns analistas, muitos deles ainda presos a uma narrativa criada pelo próprio PT, a prisão de Lula de modo algum irá fortalecê-lo ou mesmo fortalecer o partido. Pelo contrário, aliás. A tendência é que isso os enfraqueça. Só quem se importa com a narrativa de que Lula é um “preso político” são seus próprios amigos, comparsas e seguidores. A população está em peso a favor desta prisão, que tardou para acontecer.

Enquanto permanecer atrás das grades, o que pode durar muito ou pouco tempo a depender das manobras grotescas de Marco Aurélio Mello e Gilmar Mendes, acabaram-se os discursos em palanque, acabou-se a gritaria e a baderna que Lula traz por onde passa. Lá na carceragem da Polícia Federal ele terá direito a no máximo ser visitado e, se for capaz, pode aproveitar o tempo para imitar Hitler ou Gramsci e escrever um livro se vendendo como vítima. Do lado de fora, entretanto, caberá a gente como Gleisi Hoffmann, Lindbergh Farias ou Dilma Rousseff dar continuidade aos trabalhos, e cá entre nós, eles não têm a habilidade do ex-presidente.

A tendência é, na realidade, que o partido acabe murchando. Se Lula não for solto pelo STF antes das eleições, é improvável que consiga ocupar muito espaço no pleito.

Sobre RedatorJornalivre

Leia também

Ciro Gomes faz o diabo para herdar os votos de Lula

Em palestra na Câmara de Comércio Brasil-Suécia, em Estocolmo, Ciro disse que a ideia de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *